Orquestra

24-11-2010 13:20

A Congregação Cristã no Brasil possui uma orquestra de música sacra muito valorizada e é considerada a maior orquestra de uma organização no mundo. Ela provê aos fiéis escolas musicais gratuitas e ensaios musicais em suas dependências.

Atualmente, são permitidos em sua orquestra os seguintes instrumentos:

Cordas:Violino, Viola, Violoncelo; Flauta transversal; palhetas: Oboé, Fagote, Clarinete, Clarone; Acordeon ; Saxofones: soprano curvo, soprano, alto, tenor, barítono , baixo  e contrabaixo ; Trompete Pocket, Cornet, Trompa, Trombonito, Trombone, Saxhorn, Bombardino, Bombardão, Flugelhorn e Órgão, sendo esse último de liberdade de execução somente de mulheres e os demais instrumentos somente de homens, em outros países as mulheres possuem liberdade para executar os demais instrumentos.

O hinário da Congregação Cristã no Brasil é intitulado de "Hinos de Louvores e Súplicas a Deus" e encontra-se na sua quarta edição, datada de 1965, quando foram adicionadas novas melodias e poesias. Possui muitas melodias de autores norte americanos e italianos, com algumas poesias traduzidas e semi-traduzidas do inglês e do italiano. São 450 hinos e entre eles há especiais para Batismos, Santas Ceias, Funerais, 50 para as "Reuniões de Jovens e Menores", e sete coros.

O livro original chamava-se Inni e Salmi Spirituali, publicado no começo do século XX, pela Assemblea Cristiana Italiana de Chicago, Ill, USA.

Os hinários com notação musical seguem o modelo europeu, contendo as claves de Sol e de Fá, e estão escritos para instrumentos em Dó, Mi bemol e Si bemol.

Está em desenvolvimento uma nova edição do "Hinos de Louvores e Súplicas a Deus", após mais de 45 anos sem alterações em poesias e melodias. Prevê-se aumento de cânticos, alteração de numeração e facilitações nas partituras.

A Congregação Cristã não produz gravações de seus hinos, nem mesmo as autoriza.

Voltar
https://evangelicosdaccb.webnode.pt/